MEMÓRIA E IDENTIDADES
Audiovisual e editorial
A memória é um território vivo, onde saberes, gestos, vozes e histórias se mantêm em movimento.
Por meio de produções audiovisuais e editoriais, o Projeto Mandinga realiza o registro, a preservação e a valorização de trajetórias, mestres e práticas da cultura popular brasileira, reconhecendo o conhecimento ancestral como fundamento da identidade, da educação e da continuidade cultural.
Essas produções atuam como instrumentos de salvaguarda da memória e de difusão de saberes, ampliando o acesso, fortalecendo narrativas e contribuindo para que histórias individuais e coletivas sigam sendo contadas, compartilhadas e reconhecidas.

A Volta que o Mundo Dá
Produção audiovisual/documentário desenvolvido pelo Projeto Mandinga, voltado ao registro e à difusão de expressões da cultura popular e da capoeira, contribuindo para a preservação da memória cultural e para a ampliação do acesso a conteúdos educativos em linguagem audiovisual.
Heróis e Heroínas Populares: A cultura de um povo
Websérie documental dedicada à valorização da cultura popular e dos saberes tradicionais da região da Baía de Todos os Santos. O projeto registra e difunde as trajetórias de mestres e mestras da capoeira, do artesanato, da cultura popular e de outras manifestações tradicionais, reconhecendo seu papel fundamental na preservação da memória, da identidade e da diversidade cultural brasileira.
Executado por meio de emenda parlamentar, via Ministério da Cultura, Heróis e Heroínas Populares reafirma o compromisso com a salvaguarda do patrimônio imaterial e com o fortalecimento das expressões culturais dos territórios costeiros de Salvador, Itaparica e do Recôncavo Baiano.


Heróis Populares
Publicação dedicada ao registro e à valorização de mestres, trajetórias e personagens da cultura popular e da capoeira. O livro reúne narrativas, reflexões e registros que contribuem para a preservação da memória cultural e para o reconhecimento da capoeira como patrimônio imaterial.